Muitas vezes quando digo ao paciente que ele precisa tratar um Canal, escuto um relato de que o primo, tio, mãe, amigo... algum conhecido já passou por esse tratamento e que o dente não aguentou, ficou fraco e quebrou. Isso traz a falsa ideia de que o tratamento de canal enfraquece o dente tratado.
O que acontece é que na maioria das vezes, só foi preciso tratar o canal devido a uma cárie muito grande, ou uma restauração profunda quebrada e foi a cárie que destruiu o dente!
No tratamento de canal, acontece a limpeza e selamento da raiz para que não haja proliferação de bactérias e, juntamente com a restauração, é possível recuperar um dente muito danificado.
Só que muitas vezes o paciente não finaliza o tratamento, não restaura o dente como deveria e esse dente quebra, ou solta o ‘’curativo’’, fazendo com que o dente fique cada vez mais fraco, quebrando mais e mais, até tornar o quadro irreversível , por falta de um selamento ou uma reconstrução da coroa. Por isso é de suma importância finalizar o tratamento com uma restauração adequada!
Opmerkingen